Fissuras e rachaduras nos seios ao amamentar

Mamilos doloridos, rachados ou sangrando é um sinal de que a “pega” do bebê não está correta.

O que deve fazer para não sentir dor ao amamentar?

O principal é corrigir a pega do bebê. Amamentar não dói, se está doendo, algo com a pega está errado. Quando a pega do bebê é corrigida, logo a dor desaparece, pois é nesse momento que você percebe que agora o seu pequeno está amamentando certo e este ato está se tornando algo prazeroso para ambos.

É possível observar um pouquinho de sangue no mamilo sem sentir dor. Isso pode acontecer na primeira semana de amamentação, devido ao aumento de fluxo sanguíneo, porém, sem trazer nenhum prejuízo para a amamentação.

Como são desenvolvidas as fissuras e rachaduras ao amamentar?

O principal motivo das fissuras e rachaduras mamilares é o fato de a pega estar incorreta no momento da amamentação. O peito precisa estar bem fundo na boca do bebê, e o mamilo deve estar encostado no palato mole do bebê. Se o pequeno estiver depositando o mamilo em outra região da boca, as dores e os machucados podem principiar.

Outra questão pode se permitir que o bebê fique no peito quando ele não está mamando, apenas “chupetando” o bico.

Caso seu bebê tenha uma infecção por cândida na boca (sapinho), você poderá desenvolver fissuras ou dores agudas no peito ao decorrer ou após cada mamada. A especialidade deste tipo de dor é que ela é “ardida”, reflete nas costas e prossegue mesmo que o bebê naquele momento não esteja amamentando.
Pele muito ressecada também pode permitir o desenvolvimento de fissuras e rachaduras mamilares, e até mesmo sangramento nos seios.
O uso incorreto da bombinha para extrair leite também pode machucar os mamilos.

Como cuidar dessas fissuras e rachaduras para o alívio da dor?

O médico será essencial nesse tratamento, com a orientação adequada, a amamentação não deve propiciar nenhuma dor.

Passe o seu próprio leite envolto aos mamilos. Realize essa prática ao início e ao fim de cada mamada, o que irá auxiliar e muito na prevenção das rachaduras e fissuras mamilares.

Na Clínica Estela Van Melis temos o tratamento de terapia pós parto que em poucas sessões já tem melhoras na cicatrização, através de uma luz de baixa intensidade, cicatrizando todo o tipo de fissuras, machucados e feridas em período tardio.

Venha para a Clínica Estela van Melis e faça sua consulta conosco! A Clínica fica na Rua Pará, 1481, no centro de Avaré.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *